Os Quatro Elementos

27/10/2010 17:21

Ar, fogo, terra e água; não há como negar que são completamente diferentes.

Os quatro elementos que formam a vida terrestre atraem e repelem. O que seríamos sem qualquer um deles? Não teríamos como viver sem ar, fogo, terra ou água. Mas, sobre a atração, não falo de uma mera vontade sobre esses elementos; falo dos conceitos que temos sobre eles (gosto de falar de conceitos, não? rs).

É incrível imaginar como tudo anda em sincronia; os quatro elementos e a vida, e a Terra. Mas também dói pensar em como, como tudo ficou assim. Dói nos que não se satisfazem com a resposta mundialmente famosa: "Deus criou tudo". Bem, existe outra explicação mais lógica? Existe alguma que satisfaça todos os seres humanos?

Não. E provavelmente, nunca irá existir. Porque por mais que possamos dar uma pergunta qualquer para essa resposta que é a vida, seja ela Deus ou o Big Bang, não podemos criar uma pergunta tão complexa quanto nossa resposta é. Não podemos elaborar ou conhecer um motivo que satisfaça nossa curiosa mente; e saber disso, saber que nossa e só a nossa mente é assim, exigente, só nos faz ter mais curiosidades. E criar mais perguntas para as respostas já dadas.

 

blog comments powered by Disqus