Memnoch, o Demônio
O quinto livro das Crônicas Vampirescas é com certeza o mais intenso da série.
Com uma visão única de Deus e do Demônio, Anne Rice ousadamente nos mostra como foi a Criação do Universo, além de dar amostras grandes das personalidades dos anjos e do próprio Deus.
Durante uma caçada de meses a uma presa bem parecida com ele mesmo, Lestat é perseguido pelo Demônio, pois este quer sua ajuda no Inferno, com seu trabalho. Nosso vampiro vai, então, descobrir tudo sobre a Criação, sobre a Evolução, sobre Deus e sobre a briga entre Ele e o Demônio, que pede para ser chamado de Memnoch, que é o seu nome.
O livro é lento. A primeira metade é quase completamente focada em Roger, a vítima que Lestat tanto ama, e em sua filha, Dora, religiosa por quem Lestat também se apaixona. Apesar disso, a perseguição que Lestat sofre por parte de Memnoch é interessante, e te faz virar as páginas por querer saber o que está acontecendo.
Os personagens estão ótimos. David, calmo e seguro de si, como sempre foi, e Armand, em uma bela aparição, conquista corações. Lestat se mantém o mesmo de sempre por algum tempo, o impossível Príncipe Moleque que amamos, mas, depois que ele é levado a conhecer os segredos do Paraíso e do Inferno, a história muda de foco. Deus e Memnoch são a atração principal, enquanto somos levados a entender porque eles discordam entre si e como tudo aconteceu.
É um livro pesado. Anne Rice consegue trazer o mundo que cria próximo a nós. Isso nunca foi um problema, não enquanto ninguém acreditasse em vampiros; mas as pessoas acreditam em Deus. E esse fato faz o livro ser assustador, pois ele faz tudo parecer a simples e pura verdade, apesar de ser deixado claro que não é possivel saber disso.
Reflexões virão aos montes para quem ler essa história. Lágrimas poderão vir também, assim como alguns risos incrédulos, talvez. Mas, se você agüentar, é uma fortíssima recomendação. Deveriam ler os outros livros das Crônicas Vampirescas primeiro, para estarem inteirados das entrelinhas e conhecerem os personagens, mas não é necessário. A única coisa necessária para ler Memnoch, o Demônio, é estar preparado espiritualmente — e ter certeza de sua fé, seja qual for, mesmo se for inexistente.
Personagens +
Lestat de Liouncourt
David Talbot
Roger
Armand
Personagens -
Dora
Lilia
Armand
David Talbot
Frases favoritas
“Os mortais vão vivendo aos trancos, do berço até o túmulo.”
— Lestat
“O mundo vai evoluindo como sempre, cheio de surpresas. Algumas dessas surpresas podem ser horrendas; outras, maravilhosas; e outras, lindas. Mas o que se sabe ao certo é que o mundo continuará a crescer e que a Criação continuará a se desdobrar.”
— Deus
“O Inferno supera tanto em tamanho o Paraíso a ponto de ser ridículo.”
— Memnoch