I Love You Phillip Morris (O Golpista do Ano)

02/05/2011 18:12

Com Jim Carrey estrelando no elenco, lindamente acompanhado de Ewan McGregor, o filme conta a história de Steven Russell, um golpista que tem como drama pessoal o fato de sua vida estar sempre enrolada em uma teia de mentiras — e os problemas que isso o traz no amor.

E o amor é o elemento principal aqui.

Steven fora adotado e decidiu se tornar policial para encontrar sua mãe biológica. No trajeto ele conseguiu uma esposa e filha, a quem ele realmente amava.

Depois de uma desilusão com sua mãe e de mudar de carreira e de cidade, Steven sofre um acidente de carro; e, com isso, decide deixar para trás a maior mentira de sua vida até então: sua sexualidade.

Steven se assume gay e começa um namoro com Jimmy (Rodrigo Santoro), mudando completamente seu modo de vida para o que ele realmente queria. O problema é que, como ele mesmo disse, “ser gay é caro”. Assim, ele começa a aplicar golpes.

E vai preso.

A parte boa disso é que, na prisão, ele conhece o homem que se tornará o amor de sua vida: Phillip Morris (Ewan McGregor).

Com uma incrível habilidade para enganar — desde guardas penitenciários até empresários —, Steven faz sua história com Phillip, através de muitas prisões, fugas, piadas e dinheiro roubado; e, no fim, tudo o que ele faz é por amor.

O filme conta com muito romance e comédia. Um drama final que pode até arrancar lágrimas também aparece. A ideia de mudanças ocasionais na linha cronológica foi bem aproveitada, em algumas vezes trocando repentinamente o sentimento do telespectador por outro bem diferente.

As atuações estão boas, com maior destaque para McGregor, que fez o papel meigo e doce de Phillip perfeitamente bem. Carrey está em seu nível habitual, parecido com o que ele é em seus outros trabalhos; o que não é ruim, na verdade. Apesar disso, acredito que os dois poderiam ter tido uma química maior entre eles. Os dois também criaram um notável sotaque texano.

A trilha sonora é bem diversa e se adapta bem aos momentos na história.

Adorei o filme e com certeza o recomendo, mas sei que vários pontos podem não agradar a um ou a outro. Mas isso não acontece em todos os casos?

Ah, existe um detalhe bem interessante, e que talvez seja o que me fez gostar da história ainda mais: ela é verídica.

 

Personagens +

Phillip Morris

Steven Russell

Jimmy

Debbie

 

Personagens -

Birkheim

Lindholm

 

Frases favoritas

“Não demorou muito para eu perceber algo que nunca havia me ocorrido antes. Na verdade, ninguém nunca fala sobre isso. Ser gay é muito caro.”

— Steven Russell

 

“Eu sei que você está tentando se proteger. Eu entendo isso, tudo bem. Só me dê uma chance para provar que você está errado.”

— Steven Russell

 

“Chega de romance. Vamos fuder.”

— Phillip Morris

 

“Eu estou tentando ser compreensível aqui, querido, eu estou, mas golfe? Por que você já não transa com mulher?”

— Phillip Morris

 

 

blog comments powered by Disqus