Fortaleza Digital

21/01/2011 12:46

Fortaleza Digital é o primeiro livro de Dan Brown, e também o primeiro que eu leio do autor; não poderia ter escolhido um melhor para começar.

A história gira em torno de Susan Fletcher e David Becker, noivos apaixonados que se são afastados por um mesmo objetivo, um que não é muito claro a principio.

Susan trabalha como principal criptógrafa na ala de Criptografia da NSA (Agência de Segurança Nacional, nos Estados Unidos), e David é um professor universitário. Susan é uma bela e inteligente mulher, e seu cargo é altamente importante.

Depois de algumas introduções aos personagens e de explicações muito importantes sobre a NSA e sobre a Criptografia, a história realmente começa.

É preciso atenção ao ler essas primeiras páginas, pois a lógica seguida nelas pode ser um pouco difícil de acompanhar. Aí está um ponto polêmico no livro: alguns não gostam da dificuldade de entendimento. É interessante descobrir tudo o que é dito, e, para quem gosta de aprender, também é ótimo entender mais sobre códigos e os modos de decifrá-los. Infelizmente, esse mesmo ponto pode fazer a leitura ser complicada para quem não consegue seguir a lógica. Entender um pouco de computadores ajuda, mas realmente é necessária atenção com essas explicações.

Depois de estarem claros todos os padrões, problemas e complexidades dos ingredientes, está na hora do prato principal. A história começa quando o TRANSLTR, super-computador da NSA, encontra um código que não consegue decifrar. Isso vai além dos limites da matemática — ou ao menos é o que parece. Susan deve usar a cabeça para entender o código e seus propósitos, assim como para impedi-lo de realizar o que foi programado para fazer. Enquanto ela ajuda a salvar a NSA, seu amado David fica na parte física da missão, correndo pela Espanha em busca da chave do código.

Assassinatos, dúvidas, desconfianças e frustrações estão presentes em todas as páginas. A trama é eletrizante, o suspense é irresistível, e, uma vez que você entende as implicações do que Ensei Tankado — o homem que criou o código inquebrável — fez, é impossível parar.

Recomendo o livro. Além de ser um ótimo entretenimento, também ajuda a treinar a capacidade lógica dos leitores. Eu inclusive brinquei de criptógrafa e criei alguns códigos. É muito interessante, e o fato de a descoberta dessas coisas estarem em meio à diversão da leitura faz com que o aprendizado seja suave e fixo. É provável que se entenda o que se diz no livro melhor do que se alguém lhe tivesse explicado na escola. Então, leiam! ^^

 

Personagens +

Susan Flecther

David Backer

Midge Milken

Phil Chartrukian

 

Personagens –

Greg Hale

Tokugen Numataka

Ensei Tankado

Pierre Cloucharde

 

Frases favoritas:

 

“A mente humana é o computador mais rápido que existe”

 

“Sou um sobrevivente, mas a sobrevivência de nada vale sem a honra. Prefiro morrer a viver em desgraça”

— Trevor Strathmore

blog comments powered by Disqus