Diários do Vampiro 4 - Reunião Sombria

14/08/2010 18:13

Atenção: O texto abaixo contém spoilers (informações sobre o enredo) do livro A Fúria.

 

Confiram minha avaliação desse livro, escrito por L. J. Smith e publicado no Brasil pela editora Galera Record.

O livro quatro da série Diários do  Vampiro já se inicia eletrizante.

A personagem principal agora é Bonnie, e com razão; a menina paranormal é a única com poder para ter as respostas de que toda a cidade de Fell's Church precisa; respostas que poderão salvar à todos eles.

L. J. Simth não perdeu tempo em banalidades nesse livro. Existem os pensamentos e situações adolescentes, claro, mas estes não se estendem por muitas linhas. Em todo o livro, uma surpresa ou ação acaba com qualquer coisa "comum" que estivesse ocorrendo.

Vampiros não são os únicos seres mitológicos dessa vez; na realidade, eu senti que o livro, como último da série, foi uma introdução aos outros seres. Acredito que vampiros continuarão presentes nos próximos livros, mas como vemos em Reunião Sombria, espíritos e até lobisomens saem muito bem da cabeça de Smith.

E os espiritos realmente rechearam esse livro. Bonnie pode dizer isso com convicção desde que começou a sonhar com Elena. A garota morta tenta, desesperadamente, avisar Bonnie sobre um perigo que está sobre todos, mas esse mesmo perigo impede Elena de se expressar com clareza. Porque, é claro, se ela pudesse simplesmente dizer quem está fazendo os terrores na cidade não existiria mistério, não? Mas esse impedimento não só borra a visão de Bonnie; ele traz cenas um pouco nojentas, como a de um rato num sanduiche e de Elena perdendo seus dentes, um por um. Eu, pessoalmente, não tenho problemas com esse tipo de cena - tanto que já li coisas piores - e imagino que um leitor dos seres sanguinários que são os vampiros também não se importe com essas cenas.

Em meio à isso, Stefan e Damon estão em Florença, na Itália. Stefan cumpre a promessa que fez à Elena de cuidar de seu irmão, e este mostra não se importar nem um pouco com seu "irmãozinho" - coisa que eu não acredito desde o fim de A Fúria. Damon parece só querer se sentir mau, quando na verdade pode amar como qualquer um.

Muita ação ocorre com Bonnie, Meredith, Vickie e até Caroline. Elas são atacadas, e alguém da cidade morre, trazendo pânico às garotas. Meredith se mostra sempre calma, sempre mantendo o controle; e Bonnie amadurece aos poucos, se tornando cada vez mais inteligente. Ela chama Stefan com um feitiço, e ele e Damon voltam para Fell's Church para tentar descobrir o que está acontecendo.

Mais mistério; mais investigação; mais ação; mais lutas. Quando descobrem quem está causando todo o susto, correm contra o tempo para tentar descobrir uma forma de impedir esse Poder de matar todos eles. E uma desconfiança geral e estúpida em Damon podem fazer eles perderem um poderoso aliado.

Tyler causa surpresa; ao menos para quem não assistiu ao fim da série The Vampire Diaries e já não tirou suas próprias conclusões sobre os Smallwood.

O fim é, também, uma surpresa, porém não tem muito sentido. Algo bom acontece, em meio à muitas dificuldades; mas o motivo para isso ter ocorrido não é sequer questionado.

A única coisa que ainda ficou no ar foi a pergunta: quem está na capa? Meredith tem cabelos pretos, mas Bonnie é quem tem os olhos verdes. Seria uma mistura das duas, talvez?

Mas enfim: Reunião Sombria é um ótimo livro. Deixa personagens prontos para outras histórias, sim, mas finaliza o mistério dele próprio. Acompanhado dos três livros anteriores, onde além de outras boas histórias você conhecerá melhor as personagens - e Damon é, com certeza, um dos melhores - esse quarto livro da série Diários do Vampiro, Reunião Sombria, é definitivamente uma forte recomendação.

blog comments powered by Disqus