A Origem

24/11/2010 13:39

“A Origem”, filme estrelado por Leonardo DiCaprio e Ellen Page, é complexo e interessantíssimo.

A película conta com todos os elementos que fazem parte de um bom filme “de pensar”. Começa com o fim, demora a explicar todos os fatos e tem muita ficção científica.

Cobb é o personagem principal. Além de um significativo drama pessoal, também é seu trabalho o que move a história. Ele, em conjunto com outras pessoas – que incluem seu amigo, Arthur -, faz extrações de informações de dentro da mente de outros; e faz isso através de sonhos. Aí vivem várias realidades paralelas – a maioria sendo falsa, sonhos e sonhos -, e pode ser complicado de acompanhar a cronologia dos acontecimentos.

É possível entender o filme perfeitamente se lhe for dada a devida atenção. O pensamento de exportações e inserções de ideias através de sonhos é ótima, assim como a de sonhos compartilhados e de vários níveis de sonhos. Toda a complexidade da trama é muito bem pensada.

Esse filme tem seu grande charme na exploração do território mais desconhecido: a mente humana. Dentro de sonhos e mais sonhos nós vemos a grande pergunta filosófica: como sabemos o que é a realidade? Como distingui-la de uma ilusão?

Essa grande pergunta é feita em meio à diversas metáforas. E como se isso não bastasse, a película ainda é recheada de ação e de efeitos especiais.

Nota dez. Definitivamente.

 

Personagens +

Cobb

Ariadne

Arthur

 

Personagens -

Mal

Maurice Fisher

Browning

 

Frases

 

“Uma ideia é como um vírus. Resistente, altamente contagiosa. E a menor semente de uma idéia pode crescer, pode crescer para definir ou destruir você.”

— Cobb

“Imagine que está desenhando um prédio. Nossa mente cria conscientemente cada aspecto, mas às vezes parece que ele está se criando sozinho (...) Em um sonho, nossa mente faz isso de forma contínua; nós criamos e percebemos nosso mundo simultaneamente. E nossa mente faz isso tão bem que nem percebemos o que está acontecendo. Isso permite que a gente entre bem no meio desse processo.”

— Cobb

“Está tão certo do seu mundo. Do que é real. Acha que ele é?”

— Mal

“Você vive falando no que você sabe. Mas no que acredita?”

— Mal

 

 

 

blog comments powered by Disqus