Homens e mulheres

21/12/2010 11:23

Ah, é aí que o bicho pega.

Como podemos falar de opostos sem pensar nos dois seres mais parecidos e diferentes ao mesmo tempo?  Ambos seres humanos, ambos com os mesmos sentimentos e emoções, e ambos necessitando um do outro. Mas é tão raro que eles se encontrem em meio à isso! É tão raro que realmente se entendam.

Aliás, é raro que qualquer ser humano se entenda. É preciso ter isso em mente em primeiro lugar: nós todos somos iguais e diferentes, e nunca entendemos perfeitamente a cabeça do outro, seja o outro homem ou mulher. Mas quando os sexos são distintos, a coisa fica ainda mais complicada. Os pensamentos mudam mais, os atos e as falas são incompreendidos por outros que não façam o mesmo.

Mas o interessante nessa relação é que, mesmo sendo tão diferentes, os homens e as mulheres se completam! É algo interessante e até perturbador de se ver. Por que os opostos se atraem, se essas diferenças, em outras situações, os afastam? Parece uma grande ironia. Faria muito mais sentido se homens se completassem com outros homens e mulheres, com outras mulheres. E, como todos sabemos, isso ocorre, mas ainda não é da forma que eu imagino.  Acredito que homossexuais estejam mais próximos de uma relação "saudável" do que heterossexuais, mas eles ainda tem diferenças entre si, pois suas mentes tem alguns aspectos do outro sexo.

De uma forma ou de outra, nós precisamos um do outro tanto quanto desejamos não precisar. E, quando o amor aparece, esteja ele na forma que for, a ironia parece sumir.  As diferenças ainda estão lá, mas elas parecem fracas e sem importância. Estamos sendo iludidos pelo sentimento, enganados por nós mesmos, mas qual o problema nisso? Se nos traz felicidade, se nos faz bem e nós temos certeza disso, qual o problema de ser iludido pelo amor?

Se as diferenças não são gritantes o bastante para afastá-lo, então vamos brincar com essa grande ironia.  Vamos distorcê-la até parecer que homens e mulheres juntos é algo natural e certo, mesmo que tenhamos certeza de que isso seja mentira, e de que outras formas de amor podem até ser melhores do que essa.

E já fizemos isso, não? :/

 

blog comments powered by Disqus