Detenção

25/10/2010 17:28

“Detenção” ou “The Experiment” (“O Experimento”, em tradução literal) como título original, conta a história de 26 homens que aceitam participar, por um período de 14 dias, de um estranho experimento, em troca de U$14.000,00 - mil por cada dia.

O experimento consiste em colocar todos os homens dentro de um presídio e dividí-los em dois grupos desiguais: o de guardas e o de prisioneiros. Eles precisam seguir uma série de regras e conviver presos durante aqueles 14 dias. Se um deles quebrar as regras (ou, mais especificamente, a principal regra, que é a de não usar violência), uma luz vermelha se acende em até 30 minutos e o experimento acaba, deixando todos sem o dinheiro; inclusive o personagem principal, Travis, que só aceitou participar de tudo aquilo depois de perder o emprego.

Mas os sentimentos de poder dos guardas e de impotência dos prisioneiros podem causar mais conflitos do que todos esperavam.

Esse filme mostra perfeitamente como o ser humano volta à seus instintos quando encarcerado e subordinado, além de mostrar que a única coisa que impede os atos violentos da maioria dos homens é a punição; o medo refreia as pessoas muito mais que a moral.

É também um filme onde raiva, compreensão e compaixão se misturam dentro do telespectador. Um filme onde algumas cenas perturbadoras (até certo ponto) ocorrem sem que se envolva muito sangue derramado.

Ele explora os sentimentos dos guardas e dos prisioneiros, mostrando, implicitamente, que qualquer um de nós poderia agir da forma que alguns personagens agem.

Um bom filme, com certeza ;)

 

Personagens + 

Travis

Bosch

Benjy

Sam

 

Personagens -

Barris

Chase

Archaleta

Helweg

 

Frases favoritas

“Jogue alguns animais numa jaula e você vai descobrir quais deles serão leões e quais serão os devorados.”

Número 17

 

“Não importa o quanto você acha que somos evoluídos. Se você trancar qualquer animal por tempo suficiente, os fortes vão comer os fracos. As coisas são assim.”

— Número 17

 

“Ainda acha que somos mais evoluídos que os macacos na cadeia evolucionária?”

— Número 17

 

blog comments powered by Disqus