Bem e Mal

17/08/2010 18:12

Bondade e maldade - duas realidades ou dois conceitos? Se pararmos para pensar, o que é definido como bom ou mau em nossa vida? E essa definição, por que ela é dada?

Existem coisas que são, de forma geral, consideradas boas ou más. Amar é bom; matar é mau. Por quê? Não quero discordar disso, mas quero tentar entender quem criou e colocou essa definição para todo o mundo viver; pois se fosse algo que é criado somente de nossa consciência, todos amaríamos e nenhum de nós mataríamos.

Então é visto que, quem vive com o mal, não tem essa consciência. Mas existiria um ser humano sem consciência? Não; só com pensamentos diferentes. Então, para esse indivíduo, a maldade não está em matar; logo, a maldade é um conceito, criado por cada um de nós.

Ignoremos a religião e as leis da sociedade; elas são feitas baseadas na maioria, ou no que a elite acredita que a maioria deve ser; e tentemos ver como cada um pensa. Pois cada um tem um conceito diferente, talvez não em extremos, mas em pequenos detalhes. Existem leis que incomodam uns e agradam outros, e isso não quer dizer que o incomodado seja um ser maligno. Só quer dizer que, em sua concepção, a maldade não está ali. Então não é somente uma questão de onde o mal está, mas também de onde ele deixa de estar. Muitos insistem na maldade, sendo alienados por leis e religiões, e se esquecem de olhar dentro das próprias mentes e ver se concordam com tudo aquilo.

Não dizendo que leis devem parar de existir. Elas são ótimas em muitos pontos; mas temos que entender que elas não são certas, pois o certo e errado é outro conceito criado pelo ser humano, baseado inteiramente nesses conceitos de bondade e maldade. E reconhecer isso é um passo a mais para barrar  julgamentos que são baseados somente em conceitos; afinal, não entendemos sequer nossa próprias mentes; como podemos julgar as outras?

 

Bem, acho que o Noite e Dia de hoje é bem óbvio, não? ;)

 

blog comments powered by Disqus